Indicação

Massagem Sagrada 



É um método de mais de vinte e sete anos de estudos colhidos em escolas ocidentais e orientais, pesquisas e práticas. É a soma das informações e do conhecimento dos povos em prol da saúde, do crescimento e da evolução do ser humano.





“Quando se toca
     uma parte do corpo,
toca-se o todo,
toca-se a alma,
tocar o outro é sagrado”.

Leonardo Boff




Estudo Aplicado

Escalda-Pés: 
Com ação das plantas medicinais.

Terapia das Pedras Quentes:
Com ação do calor e dos minerais.


Drenagem da Circulação Sanguínea, Linfática e Energética:

Conforme os estudados avançados de massagem para a circulação é possível beneficiar os quadros de hipertensão arterial, cefaleias e insônia, sem efeitos colaterais.
Esse estudo também auxilia no combate à retenção de líquidos, estimula a eliminação de toxinas do organismo e na redução da celulite. 

Fricção dos Órgãos e Vísceras: 
A fricção do fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins e coração, acalmam o emocional e o mental, estimulam às funções do sistema digestório, as funções dos órgãos de eliminação, combate o cansaço e vitaliza o indivíduo. 


Atendimento 


Sessão especial de noventa minutos de massagem, escalda-pés e pedras quentes dos riachinhos. 

Indicação 


Tensão muscular, cervicalgia, lombalgia, etc. 
Fadiga mental, cefaleia, insônia, labiritinte, etc. 
Angústia, síndrome do pânico, taquicardia, mágoas e tristezas. 
Disfunções do sistema digestório, hepático, biliar, intestinal e renal. 
Harmoniza a circulação cardiovascular. 
Beneficia o conjunto mental, conjunto cardíaco e o conjunto metabólico (dos órgãos). 


Contraindicações 

Estados febris. 

Radioterapia. 
Doenças de pele. 
Inflamações / infecções (a massagem pode conduzir vírus e bactérias para a corrente sanguínea, agravando esses quadros). 


Contra-indicações e Casos Especiais 


Hipertensão arterial: 

Nos quadros de hipertenção (tanto na fase aguda ou crônica) as manobras de massagem serão de grande ajuda e serão descendentes.
Na fase aguda é contra-indicado o escalda-pés, compressas, enfaixamento e pedras quentes. Com o calor dessas terapias, os vasos periféricos se dilatam e os internos se contraem (vasodilatação), provocando o aumento da pressão arterial. 

Osteoporose:
Pela fragilidade dos ossos, as manobras praticadas na massagem são leves e cuidadosas.
As compressas são de calor moderado. 


Cardiopatia:
Devido ao comprometimento da circulação cardiovascular, as manobras são leves e cuidadosas.
As compressas/escalda-pés/enfaixamento devem ser de calor moderado. Não é indicada a massagem em quadros agudos. 

Gravidez: 

Só se interfere no primeiro trimestre com indicação médica absoluta. É o momento de encarnação desse “novo ser” e existem perigos de aborto.
Após esse período, as massagens são leves e cuidadosas.
São evitadas manobras na região lombar/sacra. Se a gestante apresentar alguma dor/tensão nessa região, a massagem será feita com poucas manobras e com muito cuidado.
Não são indicadas manobras catabólicas, que estimulam a eliminação. As compressas e pedras quentes são de calor moderado.
Nos casos de eclampsia, a massagem e a fricção dos rins auxiliam na melhora desses quadros.
Há indicações de escalda-pés de calor brando após o terceiro e até o sétimo mês.
No verão, para os pés e pernas inchadas, é recomendado o escalda-pés geladinho (vasoconstrição), para estimular a circulação lenta e aliviar dores e incômodos desses membros.
Após o parto a massagem só é indicada depois de quarenta dias, não se interfere no período de resguardo.
É indicada também a impostação das mãos ou Reiki.

Após cirurgia: 

A massagem só deverá ser feita depois de quarenta dias após a cirurgia (resguardo), respeitando a restauração da vascularização principal do tecido. Qualquer interferência antes desse período requer indicação médica.
É indicado o Reiki logo após a cirurgia. 

Distúrbios da circulação arterial/venosa: 

Nos casos de úlcera varicosa, embolia e trombose, a região afetada não será massageada, porém a massagem de drenagem que estuda a grande circulação para o restante do corpo é de grande ajuda nesses casos.
Nos casos de veias varicosas, os toques são locais, sem influenciar a circulação. As compressas, escalda-pés e pedras quentes são de calor moderado.
O enfaixamento é contra-indicado. 

Neurites: 

Nas inflamações dos nervos periféricos (exemplo: nervo ciático), no estado agudo, são contraindicadas as massagens locais.
Porém é indicada a massagem para o restante do corpo.
Na região comprometida é indicada a aplicação de compressas e/ou pedras quentes e/ou fricções palmares, leves, com óleo balsâmico, até que essa região desinflame e possa ser massageada. 

Asma: 

Nesses quadros o paciente não consegue expirar suficientemente.
São aplicadas as massagens que desbloqueiam o diafragma, músculos peitorais, região do plexo solar, manobras para o pulmão, conjunto cardíaco e a região torácica.
A massagem não é indicada na fase aguda. 

Câncer: 

As massagens são indicadas no estado pré-operatório (para benefício físico e emocional), porém não se massageia a região comprometida nesse momento. As massagens também são indicadas no estado pós-operatório (após os quarenta dias do resguardo), incluindo a fricção da região que foi comprometida.
Durante a quimioterapia o paciente é muito beneficiado com a fricção dos órgãos que estimulam a eliminação do excesso de toxinas dos medicamentos e contribuem para fortalecer o fígado e os rins.
A massagem também beneficia o estado emocional e alivia as dores físicas desses pacientes.
A massagem é contra-indicada durante a radioterapia.
Outra terapia complementar indicada em caso de câncer é a Acupuntura e o Reiki. 


É importante que os leitores desse site entendam que a “massagem e o livro Massagem Sagrada aqui divulgados” são estudos avançados conquistados com muita responsabilidade durante anos de pesquisas e práticas. Por isso mesmo é devido que o leitor ao procurar um massoterapeuta esteja ciente se ele está devidamente formado e informado a respeito do trabalho que faz.





Ilustrações digitais: 
Gabriela Guerra de Almeida



Conheça o Livro Massagem Sagrada










Nenhum comentário:

Postar um comentário